Pesquisa Sentinela Covid-19 Maricá entra no terceiro ciclo

Compartilhar

Nesta quarta-feira (06/07), equipes começaram a visitar domicílios sorteados para testar incidência do vírus em moradores

A pesquisa Sentina Covid-19 Maricá recomeçou nesta quarta-feira (06/07) e visitou os bairros Centro, Barra de Maricá, Saco das Flores, Flamengo, Marquês e Araçatiba. Neste terceiro ciclo serão mais 385 moradores testados nos próximos dias. O projeto da Prefeitura de Maricá é realizado através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Saúde.

Pela manhã, as equipes receberam treinamento do coordenador do projeto e chefe de gabinete do ICTIM, o biólogo Carlos Senna, e da colaboradora e bióloga Hanna Almeida.

Senna explicou como será o fechamento desta etapa. “A testagem de Covid-19 é de extrema importância para o controle da pandemia e, em especial, para a identificação de novos casos. Os ciclos ocorrem num intervalo de 30 dias e, ao fim deles, teremos, 1.155 pessoas testadas. Os resultados permitirão a amostragem do atual momento de Maricá frente ao vírus da Covid-19, das Influenza A e B, e também ao final teremos a situação de suas sequelas. Tudo isso irá nortear os próximos passos”, disse Senna.

Sr. João Facundo recebe a equipe da Pesquisa Sentinela Covid-19

Segundo ele, as equipes de campo têm retornado com experiências das mais variadas a partir das visitas às residências. Verdade comprovada no acompanhamento feito hoje. Em Araçatiba, o Sr. João Facundo de Araújo, 86 anos, é um exemplo. Morador de Maricá há mais de 30 anos, ele está vacinadíssimo e usa máscara constantemente. “Nunca peguei Covid, acreditam? Gostei bastante de participar da pesquisa. Acho que todos deveriam ter essa chance, já que é para o bem de todos”, disse e, em tom de brincadeira, também registrou “esse resultado vai chegar mesmo, não é? Estou esperando!”

Vocês já devem ter ouvido sobre o incômodo do teste feito com swab, certo? Mas hoje uma das equipes foi surpreendida com uma moradora pra lá de alegre porque pela primeira vez realizaria um exame de Covid.

Rosimeri de Oliveira Takazume faz seu primeiro PCR

A Rosimeri de Oliveira Takazume, de 58 anos, completou o ciclo das vacinas corretamente, mas como nunca havia suspeitado de estar com Covid-19, não precisou realizar nenhum teste. “Eu sempre me cuidei. Na rua estou sempre de máscara. Tomei todas as vacinas. Estava querendo fazer o teste e fiquei super feliz de ser sorteada. Tudo que é para o bem, temos que abraçar. Com a saúde não se brinca”, disse ela, que mora em Maricá desde 2007, agora devidamente testada. Nas visitas, são realizados exames PCR (swab nasofaríngeo) e sorológico (coleta de sangue).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *