Prefeitura de Maricá oferecerá cursos pela Escola do Trabalhador 4.0 em parceria com a Microsoft

Compartilhar

Cursos também serão ministrados nas unidades do Ambiente Digital, com o apoio de monitores

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), fechou uma parceria com a Microsoft para capacitar a população de Maricá.

O acordo pioneiro com um município disponibilizará – por meio da plataforma Escola do Trabalhador 4.0, projeto do Ministério do Trabalho e Previdência em parceria com a Microsoft Brasil e que faz parte do Programa Caminho Digital -, acesso gratuito ao conteúdo no Microsoft Learn e, ainda, certificações da Microsoft integrados em uma Plataforma E-learning com a ferramenta Microsoft Community Trainning.

Aqueles que tiverem dificuldade de acesso à internet na residência poderão realizar os cursos nas unidades do Espaço Nave – Ambiente Digital, com o auxílio dos monitores. A capacitação da primeira turma desses profissionais teve início na terça-feira (16/08).

“Promover inclusão social e digital é um dos focos do ICTIM. As unidades do Ambiente Digital são um grande ganho para Maricá. A parceria com a Microsoft é a cereja do bolo. Capacitar os monitores faz parte do processo, assim permitindo que eles possam de fato orientar da melhor maneira os usuários”, destacou o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera.

O início do treinamento foi voltado a identificar as aptidões de cada monitor e fazer um nivelamento da turma.

Conheça a Escola do Trabalhador 4.0

A Escola do Trabalhador 4.0 é uma plataforma de apoio à qualificação profissional que visa a oferecer acesso e capacitação em habilidades digitais para a população. Ela promove acesso livre a trilhas de aprendizagem e conteúdo para ajudar no desenvolvimento das habilidades exigidas, certificações sem custo, uso de dados para identificar habilidades atuais e necessárias para melhorar a empregabilidade do aluno.

Segundo a líder de Filantropia da Microsoft Brasil, Lúcia Rodrigues, “a parceria com a Prefeitura de Maricá reforça o nosso compromisso em promover o acesso à capacitação em habilidades digitais para o maior número de pessoas possível, pois acreditamos que essa é uma das formas de contribuir com a recuperação econômica do País. A Escola do Trabalhador 4.0 faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, que lançamos em outubro de 2020, que tem como objetivo contribuir com o crescimento do país e dentre as suas iniciativas está a promoção de treinamentos gratuitos para que a população brasileira se qualifique para oportunidades de trabalho em tecnologia”.  

Déficit na área tecnológica

Um estudo divulgado em dezembro de 2021 pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontou que a demanda brasileira por profissionais nas áreas das tecnologias deverá alcançar 797 mil vagas até 2025.

Segundo a associação, hoje os cursos em Tecnologia da Informação e Comunicação ofertados no Brasil formam anualmente 53 mil pessoas ao ano, um terço da demanda, ou seja, nos próximos três anos, isso significará um déficit de meio milhão de profissionais.

Saiba como funcionam os polos do Ambiente Digital

O Espaço Nave – Ambiente Digital, projeto do ICTIM, já conta com três unidades: Flamengo, Inoã e Ponta Negra. Os polos disponibilizam acesso gratuito à internet e oficinas de qualificação profissional.

Cada unidade tem duas salas, sendo uma com dez computadores e outra com recursos multimídia, onde acontecem oficinas de Word básico (16h), Excel básico (16h), digitação (10h) e noções básicas de Windows (16h).

Qualquer pessoa a partir dos 14 anos pode se inscrever. Há, ainda, turmas especiais para terceira idade, a partir dos 60 anos, com oficinas de 20h.

Os usuários podem utilizar os computadores de segunda a sexta-feira, por até duas horas para navegar na internet, fazer pesquisas e trabalhos escolares, impressão de documentos e outros serviços disponíveis na internet. O acesso aos sites de jogos e de conteúdos impróprios é bloqueado.

Nos próximos meses, mais duas unidades serão abertas: Jardim Atlântico (Itaipuaçu) e Itapeba.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 122 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *