Maricá faz divulgação científica com laboratório itinerante em escolas do município

Projeto da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, ônibus circula pelo município promovendo experiências e diversão para crianças e jovens

A Prefeitura de Maricá tem despertado interesse pela Ciência em crianças e adolescentes com um projeto inovador e interativo, o Laboratório Móvel. Desenvolvido pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac), o ônibus circula em escolas do município, oferecendo oportunidade da vivência científica e tecnológica aos estudantes.

O Laboratório Móvel é um veículo equipado com ferramentas que promovem experiências lúdicas e interativas, aguçando percepções sensoriais e intelectuais aos usuários. Para a coordenadora pedagógica da Incubadora, Aline Leal, o projeto tem despertado a curiosidade dos alunos.

“A experiência tem sido fantástica, as crianças sempre nos pedem para ficar mais tempo ou para retornarmos em outro dia. A recepção positiva também é observada no interesse dos estudantes em fazerem os cursos que a Incubadora oferece, nos quais eles aprofundarão o contato que tiveram com essas tecnologias e dominarão o uso das ferramentas”, ressalta Aline Leal.

Trazendo a aplicabilidade dos cursos oferecidos na Incubadora, os estudantes operam um fliperama disponível com jogos que combinam aprendizado e diversão, mostrando a base de montagem e manutenção de computadores. No tema de astronomia e astronáutica, a experiência é com os óculos de realidade virtual para exploração do universo. Já para robótica e automação, os alunos manuseiam peças, ferramentas e recebem conhecimento sobre resistência dos materiais e elementos químicos mais usados. Há, ainda, a possibilidade de manipular dispositivos de modelagem tecnológica através de uma impressora 3D.

O projeto tem priorizado escolas municipais, com os estudantes do Ensino Fundamental, mas as estaduais já estão na rota também. “A ideia é trabalhar com experiências personalizadas para cada faixa etária, em abordagem e didática de temas variados. A pretensão é que o Laboratório Móvel aumente o número de atendimentos em Maricá, ampliando também para faculdades sediadas no município e até mesmo o Instituto Federal Fluminense (IFF)”, destaca o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Confira a agenda do Laboratório Móvel (sujeita à alteração):

26/4 e 27/4 – Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro 

2/5 e 3/5 – Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira

4/5 e 5/5 – Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura

8/5 e 9/5 – Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira 

11/5 e 12/5 – Caic Elomir Silva 

15/5 e 16/5 – Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos

17/5 – Campanha ambiental na Fazenda Itaocaia 

22/5 e 23/5 – Escola Municipal Cônego Batalha

24/5 e 25/5 – Escola Municipal Barra de Zacarias 

29/5 e 30/5 – Escola Municipal Guaratiba 

31/5 e 1/6 – Escola Municipal João Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *