Prefeitura de Maricá dá início ao “Verão com Ciência e Cultura”

Compartilhar


Com 30 atividades realizadas só na primeira semana, evento acontece até 8/2 e ainda tem vagas abertas

Em Maricá, férias é também sinônimo de conhecimento e capacitação! Desde segunda-feira (8/1) a 8/2, a Prefeitura promove o “Verão com Ciência e Cultura”, uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Já na primeira semana, uma programação diversificada movimentou os espaços, totalizando 30 atividades iniciadas.

A abertura foi na Incubadora de Inovação Social em Cultura, que é fruto de uma parceria entre o ICTIM e a Secretaria Municipal de Cultura. Desenvolvedora dos cursos de Assistente de Direção e de Cinema e Psicologia, Aldilene Moreira, de 45 anos, aproveitou as férias para ampliar o conhecimento.

“Eu já sou ‘cria’ da Incubadora. Gostei muito dos cursos, abriram um campo novo para mim, um universo novo. Soube da oficina de férias vendo a página da Incubadora e me interessei. Sempre gostei de Carnaval e fazer adereços é uma forma de ter renda extra. E tem o outro lado também, que é o empreendedorismo”, disse ela, inscrita na oficina de “Adereços da Folia”.

O presidente Cláudio Gimenez visitou diversas turmas ao longo da semana para falar sobre o evento. Na Incubadora em Cultura, o gestor destacou o papel da Ciência nesse processo.

“Iniciamos mais uma atividade voltada ao atendimento da população de Maricá. Estamos ofertando oficinas que proporcionam uma imersão em áreas de seu interesse como cinema, Carnaval e games e outras. No período de férias, a ciência continua presente cada vez mais em processo de imersão dos maricaenses através de atividades, certos que breve nos tornaremos um município plenamente inovador”, ressaltou.

Pluralidade nos temas atrai população

Ao longo da semana, foram 30 atividades iniciadas, sendo 16 minicursos, cinco mostras, quatro palestras, três sessões de contação de história, um curso e uma oficina. Em conversa com as turmas, o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, falou sobre a pluralidade das iniciativas.

“Quando idealizamos o evento, trabalhamos para diversificar ao máximo os temas. Estamos levando capacitação no período de férias. É uma forma também da população se aproximar mais dos projetos da Prefeitura, entender melhor as oportunidades e, no futuro, explorar essas chances”, ressaltou o gestor.

A estratégia de diversificar os temas deu certo, atraindo um público que ainda não conhecia os projetos. Foi o caso da Maria de Fátima Bernardo dos Santos, de 55 anos, inscrita no minicurso “Educação Financeira e sua importância no nosso dia a dia”, da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade.

“Para mim é muito interessante, porque eu fiz curso de cuidador de idoso e, sobre a parte financeira, realmente ainda estava por fora. Eu não conhecia a Incubadora, foi a minha primeira vez aqui. Estou adorando já no começo”, disse ela.

A Física, ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos gerais, também ganhou espaço logo na primeira semana. Referência no setor de CT&I, o professor Carlos Azevedo ministrou as palestras “Física Nuclear: História e Principais Descobertas” e “Astrofísica: do início aos estudos do Sistema Solar e do Sol”.

“Achei a palestra muito interessante e bem reveladora. O professor Azevedo falou muitas coisas que me deixaram curiosa e com mais vontade de saber sobre essa área. Foi a primeira vez que tive contato dessa maneira com o mundo da física. Eu já tinha visitado um planetário e tenho a expectativa de um dia trabalhar na Nasa. Aprendi muitas coisas na palestra, e com certeza voltarei para assistir outras”, considerou a jovem Maria Luiza Carneiro, 13 anos.

Ainda há vagas

O evento reúne, ao todo, mais de 100 atividades, visando a divulgação científica, cultural e tecnológica na cidade. Para conferir as vagas ainda disponíveis, acesse a plataforma Even3 e inscreva-se: https://www.even3.com.br/verao-com-ciencia-e-cultura-423285/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *