Maricá inaugura primeiro Restaurante Escola com cursos de formação profissional

Compartilhar

Com duas cozinhas industriais, serão oferecidos 10 cursos presenciais e 60 online para qualificação dos moradores

A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta quinta-feira (08/02), o primeiro Restaurante Escola do município. São duas cozinhas industriais com equipamentos de última geração e oferta de 70 cursos (10 presenciais e 60 online) para formação profissional dos moradores. As aulas iniciam no dia 20/02 com carga horária de 20 a 196 horas. Entre as qualificações disponíveis estão confeitaria, barman, cozinheiro profissional, pizzaiolo, sommelier e maître, entre outros.

O espaço no Centro é administrado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). São dez cursos presenciais, mas a primeira etapa no dia 20/02 inicia com cinco qualificações – garçom, maitre, sommelier, pizzaiolo e bartender. As aulas serão realizadas nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (12h30 às 16h30).

O prefeito Fabiano Horta afirmou que o Restaurante Escola vai qualificar os profissionais que atuam no setor gastronômico e aquelas pessoas que desejam ingressar na área.

“A gastronomia se vincula à cadeia de natureza turística e sabemos do passivo histórico que Maricá tem na formação da sua cadeia produtiva gastronômica e há uma cobrança social forte disso. Esse restaurante vem para cumprir um pouco esse papel formativo, de desenvolver atividades de diversas naturezas, da formação do cozinheiro, do chefe, da formação do barman, do garçom, de tudo que envolve a formação para que tenhamos uma qualidade de serviço melhor”, disse Horta.

Inscrições

As inscrições para os 60 cursos de Ensino à Distância (EAD) e os cinco presenciais acontecem a partir das 20h desta quinta-feira (08/02) e encerram às 17h do dia 18/02. O cadastro é feito pelo link https://encurtador.com.br/cIQT4. No dia 19, serão sorteadas 100 vagas e a lista será divulgada no Instagram do Restaurante Escola. Os sorteados também receberão e-mails para confirmação das matrículas e as aulas começam no dia 20 de fevereiro.

Os cursos são exclusivos para moradores de Maricá maiores de 18 anos, sem exigência de escolaridade mínima. Quem não tiver acesso à internet, poderá utilizar o espaço com computadores do Restaurante Escola.

Restaurante Escola

O Restaurante Escola possui duas modernas e amplas cozinhas industriais com bancadas de metal, panelas, utensílios, um ultracongelador capaz de preparar uma sobremesa em cinco minutos, um forno combinado com cinco tabuleiros, geladeiras, freezer, máquina de gelo, robot coupe (equipamento com lâminas e discos que tritura, corta, fatia e rala alimentos), bar com bancada e salas de aula.

“O objetivo é atender o empresariado local com a qualificação profissional dos moradores e gerar empreendedores que poderão abrir o próprio negócio. É essencial que a população ocupe e utilize esse espaço”, destacou Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.

O cheff Fausto Fittipaldi, de 48 anos, ressaltou que o equipamento público possui um bar apropriado para aulas de barman, salas adequadas para os cursos de sommelier, barista e maitre, além das modernas cozinhas industriais para cursos de cozinheiro, confeitaria, panificação e pizzaiolo.

“O forno combinado que cabe cinco tabuleiros com marcador de tempo, o ultracongelador entre outros instrumentos. Gelo ou congelo em poucos minutos. Tem sobremesas que são feitas de um dia para o outro, com esse equipamento pode ser feito em até uma hora. O tamanho da ilha de cozinha, de fogão é maravilhoso. O espaço aqui é de uma cozinha de restaurante profissional”, afirmou o cheff Fittipaldi.

Cursos presenciais

Cozinheiro profissional (196 horas) – duas vezes na semana

Barman (48 horas) – uma vez na semana

Sommelier (48 horas) – uma vez na semana

Confeitaria (48 horas) – uma vez na semana

Cozinheiro (96 horas) – uma vez na semana

Garçom (48 horas) – uma vez na semana

Panificação (24 horas) – uma vez na semana

Pizzaiolo (20 horas) – uma vez na semana

Barista (20 horas) – uma vez na semana

Maitre (32 horas) – uma vez na semana

Cursos online

Massas caseiras

Montagens de bolos e tortas

Oficina pedagógica de culinária

Bolo no pote

Culinária básica

Torta quiches

Bolo cenográfico

Boas práticas de manipulação de alimentos

Bartender

Barista

Auxiliar de cozinha

Atendimento ao cliente

Arte em chocolate

Alimentos funcionais

Alimentação escolar saudável

Alimentação alternativa

Tortas doces e salgados

Planejamento de cardápio

Manipulação de alimentos

Congelamento de alimentos

Gastronomia para iniciantes

Gastronomia

Esculturas em frutas e legumes

Classificador de alimentos

Merendeira escolar

Merenda escolar no programa educacional

Garçom vendedor

Garçom taifeiro

Cozinheiro taifeiro

Cozinheiro

Petisco para botequim

Gastronomia internacional

Drageados de chocolate

Caramelo diet

Panificação e confeitaria

Doces finos

Doces em compotas

Culinária japonesa

Decoração de bolos e doces

Empreendedorismo

Temperos e condimentos

Sushiman

Sanduíches e lanches

Salgadinhos fritos e assados

Processamento de frutas

Planejamento de cardápio coletivo

Pizzaiolo básico

Pizzaiolo

Massas de pizza

Culinária italiana

Culinária fitness

Culinária árabe

Culinária aplicada nas escolas

Cozinha vegetariana e vegana

Chocolate artesanal

Brigadeiro gourmet

Bolos caseiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *